opinião marcelo martins

Na queda de braço entre lojistas e prefeitura, o saldo foi de constrangimento e de derrota


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A decisão do prefeito de voltar atrás no projeto de revitalização da Bozano, ainda que experimental, causou mal-estar entre os integrantes mais próximos do governo. A coluna falou com, ao menos, três secretários que avaliaram que o prefeito não deveria ter cedido à pressão dos lojistas da 2ª quadra. Todos os secretários pediram para não serem identificados e entendem que Pozzobom não quis se indispor com o empresariado:

- É óbvio que a formatação e a estética eram falhos e feios. Algo normal e aceitável de crítica. Eu, por exemplo, não tenho nada a ver com esse projeto. Mas percebi o esforço de várias secretarias para que desse certo. Além do que tudo estava sendo feito levando em conta o plano de mobilidade urbana, que é de 2015, e que aponta o que todos sabem: o pedestre é prioridade. Era do prefeito ter conversado mais e não cedido. Com um pouco mais de tempo para executar o projeto, acho que os demais colegas teriam tido o êxito necessário. Infelizmente, na tentativa de ter esse jogo de cintura, o prefeito errou a mão.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Outro secretário, que é próximo do prefeito, avalia também que o lobby do empresariado foi maior:

- A questão que sempre foi colocada de queda das vendas é fácil de ser derrubada e extremamente fraca sob o ponto de vista técnico. Não procede. É o choro pelo choro. Santa Maria, infelizmente, retrocede e desdenha o plano de mobilidade urbana. É uma pena.

Mesmo assim, a prefeitura diz que seguirá com plano de revitalização do centro da cidade que contemplará o Calçadão, a Praça Saldanha Marinho e a Avenida Rio Branco. Um terceiro integrante da administração minimizou a derrota. Mas, para ele, ainda se pode avançar:

- É dele (Pozzobom) trazer todos para perto. Acho que isso é válido e importante. Ele é agregador e tal. Só que, nessa questão, ele tinha de ter saído pelo governo. Mas, enfim, ele não quis se atritar com eles (empresariado). Porém, não sei se essa é a leitura que a população de uma forma geral faz. Acho que, ao fim, o Pozzobom sai ganhando. Porque a discussão ficou entre "gostei e odiei".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Empresa instalará sensores na área interna da barragem para garantir segurança Anterior

Empresa instalará sensores na área interna da barragem para garantir segurança

Santa Maria, mais uma vez, na contramão da mobilidade Próximo

Santa Maria, mais uma vez, na contramão da mobilidade

Marcelo Martins